Vantagens da certificação ISO 9001
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Muitas
empresas estão sendo "obrigadas" a implantar a norma ISO 9001, e, na
maioria dos casos, o motivo pelo qual elas buscam a certificação é devido a:
"meu cliente está me exigindo a ISO 9001" ou "meu concorrente
implantou a ISO e também quero a certificação” ou “o segmento em que atuo está
mudando e ter qualidade está se tornando relevante para o sucesso do meu
negócio”. Será que essas empresas estão
atentando para os benefícios que o Sistema de Gestão da Qualidade estabelecido
pela ISO pode proporcionar? Ou será que a implantação está ocorrendo apenas
por exigências ou pressões do mercado? Nesse cenário, estaria então a norma ISO
9001 virando uma lei?
Podemos
dizer que em determinados mercados sim, clientes, como todos nós, podem estabelecer
requisitos para compra de seus produtos e serviços e um deles pode ser a
apresentação de um certificado reconhecido internacionalmente, como é o caso da
norma ISO 9001. Porém é importante que as empresas aproveitem essas exigências
para colher os benefícios proporcionados pela norma ISO 9001, que são muitos.
Podemos
analisar os benefícios da implantação da norma através de duas esferas: a
esfera interna, onde a empresa ganha maior desempenho operacional, e na esfera
externa, onde a empresa ganha mais desempenho no mercado.
1 -
Desempenho operacional
- Implantar a norma ISO 9001
contribui com o aumento do envolvimento dos colaboradores nos processos;
- A rotina de trabalho é mais bem
planejada e controlada e todos os passos desnecessários são eliminados;
- As tarefas são padronizadas e
as responsabilidades definidas claramente, contribuindo com segurança e
agilidade nos trabalhos;
- Os colaboradores realizam suas
tarefas buscando melhorias na qualidade e aumento na satisfação dos clientes;
- A criação de um sistema de
controle para identificação e tratamento dos problemas encontrados é importante
para evitar retrabalhos, o que contribui diretamente com a redução de custos
operacionais;
- A ocorrência de
não-conformidades pode ser prevenida em qualquer fase do ciclo de produção de
um bem ou serviço, desde o planejamento até a entrega ao cliente, incluindo as
atividades pós-venda.
- Com a
freqüente promoção de treinamentos, da qualificação e da certificação dos
colaboradores, o desempenho organizacional tende a aumentar ao longo do tempo;
- Os
desperdícios passam a ser combatidos e os processos se tornam mais confiáveis.
A norma ISO 9001, devido aos registros, auditorias e análises que produz é
também uma importante oportunidade para melhoria contínua e também para a
gestão do conhecimento interno da organização.
2 – Desempenho no mercado
- Melhorar significativamente a
imagem da empresa junto aos clientes;
- Melhorar o relacionamento
técnico e comercial com os fornecedores;
- Aumento da segurança,
confiabilidade e disponibilidade dos bens ou serviços adquiridos;
- Melhorar a comunicação para
proporcionar meios mais eficientes de troca de informações com o cliente;
- Compromisso constante com a melhoria
contínua, estabelecendo desta forma um grande diferencial estratégico no
mercado que atua;
- Eliminar
as barreiras técnicas e comerciais, evitar a existência de regulamentos
conflitantes sobre bens e serviços em diferentes países, facilitando
significativamente o intercâmbio comercial. O certificado ISO 9001 é uma
referência internacional em Gestão da Qualidade, pois a mesma norma utilizada
em países como Japão, China, Estados Unidos, Alemanha é também utilizada aqui
no Brasil.
Implantar
efetivamente um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001 pode trazer
esses benefícios, apenas conseguir o certificado não traz benefício algum. A
certificação garante aos seus clientes que o seu Sistema de Gestão da Qualidade
foi avaliado e considerado satisfatório conforme a norma. Ela pode ser
desconsiderada? Necessariamente não. O certificado está para o Sistema de
Gestão da Qualidade como a habilitação para o motorista, é um documento que
avaliza sua adequação. Você pode aprender a dirigir, e até se tornar um bom
motorista mesmo sem ter habilitação. Mas na hora de garantir que você é de fato
um motorista apto não tem jeito: é preciso apresentar a CNH. Acredito que
nenhuma empresa contrataria um motorista sem habilitação, certo? Pois é assim
com a certificação: muitos clientes não aceitam você como prestador de serviços
ou fornecedor sem ela, e você pode perder negócios, mas se a empresa possuir
apenas o certificado e não efetivamente a qualidade, sua empresa continuará
perdendo clientes e participação no mercado. Ambos são relevantes para seu
negócio, sistema implantado e o certificado concedido, cabe à Direção da
empresa trabalhar por conquistá-los e principalmente, conseguir cativar cada
colaborador para que tenham um real entendimento do quanto eles são importantes
no processo de implantação da norma, para o crescimento da empresa e
conseqüentemente, para seu desenvolvimento enquanto membro da equipe.
Parafraseando
Jobs, só para finalizar:
“Se você faz
bons produtos, torne-os ainda melhores. Se faz bom atendimento e entrega
serviços de qualidade, então este é o seu negócio”.
Excelentes
negócios a todos!
Por: Edna
Nojima - Consultora em Gestão da Qualidade.
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